quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tem como deixar os cabelos bonitos no inverno?


Saiba como salvar seus fios no onverno. (Foto: Thinkstock)O ar seco, os ventos fortes e a temperatura mais baixa não dão trégua: as pontas ressecam, os fios quebram e falta brilho. Siga as dicas dos experts e repare os cabelos com cuidados certeiros.

Evite água quente - Com a chegada do frio, a tendência é aumentar a temperatura do chuveiro. "Aos poucos, a água quente desidrata os fios, deixando-os opacos. O couro cabeludo, por sua vez, tende a descamar", alerta a dermatologista Miriam Ferrão. A sugestão é tomar um banho morno - se conseguir dê um último enxágue com água fria para fechar as escamas dos fios e deixá-los mais brilhantes.
Modere o uso do secador - Quando usado em excesso pode danificar os fios - assim como o babyliss e a chapinha. Rodrigo Castanho, hairstylist do Rio de Janeiro, recomenda manter o aparelho a uma distância de 20 centímetros do cabelo. "Ajuste a temperatura de acordo com a função: a morna seca e ativa os cachos; a quente modela; e a fria tira o excesso de água e finaliza o penteado".
Use protetor térmico - Multifuncional, sela as cutículas e não deixa o calor penetrar na fibra capilar. "Os produtos termoprotetores liberam ativos mediante o calor da chapinha, do secador ou do babyliss: potencializam e prolongam o efeito liso ou cacheado, por exemplo", diz Rodrigo.
Reparação na medida certa - "Cada tipo e profundidade de dano precisa de reparação específica" afirma Rodrigo. Antes de ir às compras, converse com um profissional sobre o que o seu cabelo realmente precisa - ele é capaz de diagnosticar se é o caso de realizar hidratações ou de repor substâncias da estrutura dos fios, tais como queratina e proteínas.
Turbine a hidratação - "Acrescente quatro gotinhas de Óleo de Argan na máscara de sua preferência", entrega Camila Couto, hairstylist do Rio de Janeiro. Vale usar um xampu anti-resíduo para abrir escamas do fio, permitindo a entrada dos nutrientes. Antes de aplicar, tire o excesso de água com a toalha. Respeite o tempo mínimo e máximo recomendado. Enxague completamente: resíduos impedem que o cabelo fique com toque sedoso.
Esqueça a touca térmica - Especialistas ouvidos pela reportagem garantem que os cosméticos dão conta do recado: agem em poucos minutos e não precisam de fonte de calor, pois contam com alto poder de penetração graças a ativos em partículas menores e veículos que facilitam a chegada dos ingredientes até o interior da fibra capilar "Além disso, a touca térmica se usada acima do tempo necessário, pode provocar efeito contrário: ressecar", aconselha Rodrigo.
Prepare máscaras caseiras - Cristiane Calçolari, hairstylist do L'Officiel III, ensina: bata no liquidificador um abacate, uma clara de ovo e um copo de água. "É importante retirar a película que envolve a clara para evitar aquele cheiro desagradável característico". Deixe agir por 20 minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente com xampu e condicionador. "Rico em óleos e vitaminas, o abacate age como restaurador. A clara de ovo é rica em albumina, proteína que atua na formação e recuperação das cutículas", explica Miriam.
Controle o frizz - Nos dias úmidos os cabelos tendem a ficar arrepiados - os ressecados sofrem ainda mais com esse clima. "Defrizantes e leave-in criam uma película protetora e dão conta do recado. Ao longo do dia, o pente de madeira, o reparador de pontas e as pomadas também ajudam a controlar os fios rebeldes", recomenda Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário