segunda-feira, 30 de julho de 2012

Controle do Stress! 02


Relaxamento rápido
Conheça exercícios para reduzir o stress
Você tem pouquíssimos minutos para relaxar? Então, aproveite-os. A Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard propõe exercícios curtos, que podem ajudar a reduzir o stress antes de uma reunião importante, no trânsito ou em confronto com situações ou pessoas que o incomodam. Conheça as técnicas:
Um minuto: coloque a mão logo abaixo do umbigo e sinta o movimento da sua barriga enquanto respira. Inspire lentamente, conte até três e expire. Alternativa: sente-se confortavelmente e faça respirações profundas e lentas. Ao inspirar, repita mentalmente “eu estou” e, ao expirar, complete: “em paz”. 
Dois minutos: conte lentamente de 10 a 0. A cada número, faça uma respiração completa. Por exemplo, respire profundamente dizendo "10" para si mesmo. Expire lentamente. Na próxima inspiração, diga "9", e assim por diante. Se você sentir vertigens, conte mais lentamente. Se precisar, repita o exercício.
Três minutos: sentado, faça uma pausa e observe a tensão do seu corpo. Relaxe os músculos faciais e abra ligeiramente a boca. Relaxe os ombros e deixe os braços caírem. Afrouxe as mãos, abrindo espaço entre os dedos. Descruze as pernas e tornozelos. Sinta as coxas relaxarem e solte as pernas, para que fiquem confortavelmente separadas. Sinta as suas canelas e panturrilhas ficarem mais pesadas e os pés crescerem como raízes no chão. Inspire e expire lentamente.
Cinco minutos:  faça uma auto massagem para aliviar a tensão muscular. Tente batidinhas suaves com a ponta dos dedos ou com palmas das mãos em concha. Faça pressão com os dedos sobre os nós musculares. Você pode aplicar esses golpes leves em qualquer parte do corpo facilmente ao seu alcance. Como a sessão é curta, concentre-se no pescoço e na cabeça. Massageie sua face com movimentos circulares. Para finalizar, feche os olhos, coloque as mãos sobre o rosto e respire.
Dez minutos: sente-se confortavelmente numa sala silenciosa. Respire profundamente por alguns minutos. Imagine-se num lugar que lhe traz boas memórias. Que cheiros você sente? O que você ouve? Absorva as cores e formas que o rodeiam. Concentre-se em prazeres sensoriais: pode ser o vento leve, o capim macio sob seus pés, o cheiro salgado e o barulho do mar. Receba passivamente os pensamentos intrusos, sem se envolver com eles, e volte delicadamente a sua mente para o mundo que você criou.
As dicas fazem parte do Guia de bolso para aliviar o stress
Fonte: Universidade de Harvard

Nenhum comentário:

Postar um comentário