sábado, 28 de julho de 2012

A iluminação ideal para cada ambiente


Ao planejar a iluminação adequada para cada ambiente da casa, é fundamental levar em conta o dia a dia dos moradores e as funções de cada cômodo. Partindo dessas premissas é que se buscam os efeitos de luz que necessitam. "Muito mais do que o mobiliário elegante, é a iluminação que garante a sensação de conforto e bem-estar", explica a arquiteta Cristina Almeida, de Belo Horizonte.
A seguir algumas sugestões para otimizar os jogos de claro e escuro da sua casa.
Sala de estar - Na principal área social da casa a iluminação reforça a ideia de acolhimento para conviver e recepcionar. Lâmpadas com intensidades diferentes criam jogos de luz interessantes. "Peças com regulagem de altura e direcionamento de foco permitem alterar as nuances de claro e escuro", ressalta a designer de interiores Mônica Jaber.
Cozinha - Exige iluminação intensa e clara. A lâmpada escolhida deve ser fluorescente na cor branca, com potência proporcional ao tamanho do espaço iluminado. Para incrementar a decoração, Monica sugere uma peça mais arrojada. "Em cozinhas brancas, por exemplo, um pendente de cor forte garante um charme extra - ele pode, inclusive, ser posicionado sobre a mesa de refeições".
Sala de jantar - Microspots direcionáveis, que acendem de forma independente, compõe ambientes mais contemporâneos. No caso de pendentes, tome cuidado para que eles não ofusquem a visão das pessoas que estiverem sentadas.
Quarto - Em geral, a prioridade é proporcionar relaxamento e aconchego. Se neste espaço dorme mais de uma pessoa, é importante respeitar as individualidades de cada um. "Abajures possibilitam flexibilidade para clarear e escurecer cantos distintos. Ainda assim, o ideal é apostar em lâmpadas fluorescentes compactas, amarelas, com até 15W. Essa cor favorece a atmosfera acolhedora que toda área íntima necessita", sugere a arquiteta Cristina Almeida.
Closet - Próxima aos armários a luz deve ser eficiente. Aqui, o objetivo é viabilizar melhor acesso às prateleiras e às gavetas, de modo que tudo seja identificado e localizado mais facilmente.
Jardim - Efeitos de luz aliados ao paisagismo transformam a área externa em espaço para ser desfrutado à noite. A sugestão é iluminar plantas de baixo para cima.
Lâmpadas: conheça as opções disponíveis no mercado, seus usos e funções.
Incandescente - Tem baixa eficiência: apenas 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, o restante é calor. A luz que emite é amarelada, por isso é muito usada em abajures, arandelas e luminárias de piso para criar uma atmosfera intimista.
Fluorescente - Esse tipo de lâmpada ganhou notoriedade graças ao baixo consumo de energia. Até poucos anos atrás, só estavam disponíveis nas cores branca e azulada. Devido à excelente eficiência energética os fabricantes têm investido em mais opções; atualmente, é possível encontrar modelos com temperaturas de cor baixa, em tons amarelados, semelhantes à luz da lâmpada incandescente comum.
Halógena - Baixa eficiência energética; ainda assim, superior às lâmpadas incandescentes comuns. Indicadas para destacar objetos ou determinadas áreas, visto que possibilitam alto controle do facho de luz.
LED - Ecologicamente correta, ela converte energia elétrica em luminosa com um consumo de energia baixíssimo e tem longa vida útil. Como utiliza baixa tensão de rede (10v ou 24v) necessita de transformador

Nenhum comentário:

Postar um comentário