sexta-feira, 27 de julho de 2012

PÃO do OutBack ou Pão Australiano!






  • Receita:

    Massa:

    1 e 1/2 xícaras de água morna
    2 colheres de sopa de manteiga amolecida
    1/2 xícara de mel
    2 xícaras de farinha de rosca
    1 e 2/3 xícaras de farinha de trigo
    1 colher de sopa de cacau/chocolate em pó
    1 colher de sopa de açúcar granulado/cristal
    2 colheres de chá de café solúvel
    1 colher de chá de sal
    2 e 1/4 colheres de chá ou 1 pacote de fermento

    Coloração:

    1/4 de xícara de água
    75 gotas de corante vermelho
    45 gotas de corante azul
    30 gotas de corante amarelo
    Fubá para polvilhar

    Modo de fazer:

    1. Se for usar uma máquina de pão, misture todos os ingredientes da massa na mesma ordem em que estão listados na vasilha da máquina. Ligue ela no modo "misturar" e quando a máquina começar a bater a massa, misture os corantes com o 1/4 de xícara de água e espalhe aos poucos sobre a mistura à medida que eles vão se combinando. Após terminar a massa deixe-a descansar por aproximadamente uma hora. Então remova-a da vasilha e passe para o passo #3.

    2. Se não for usar uma máquina de pão, misture as farinhas, o cacau, o açúcar, o café e o sal em uma vasilha grande. Faça um buraco com os dedos no meio dessa mistura seca, coloque a água morna nele, e então coloque a manteiga, o mel e o fermento. Misture os corantes com o 1/4 de xícara de água e coloque essa mistura no mesmo buraco. Misture devagar os ingredientes com uma colher, trazendo os ingredientes secos para os molhados. Quando você já puder manusear a massa, passe a sová-la com as mãos consistentemente por pelo menos 10 minutos, até ela ficar bem lisa e com uma cor uniforme. Deixe a massa numa vasilha coberta em um local quente por uma hora para que ela possa descansar.

    3. Quando a massa tiver crescido e tiver com aproximadamente o dobro de tamanho, compacte-a e divida-a em 8 pedaços iguais (divida a massa na metade, divida cada metade na metade, e cada metade da metade na metade). Molde os pedaços em pãezinhos de 20cm de comprimento por 5cm de largura. Polvilhe toda a superfície dos pães com o fubá e coloque-os em uma assadeira ou duas. Cubra a(s) assadeira(s) com filme plástico e deixe a massa crescer por mais uma hora em um local quente.

    4. Pré-aqueça o forno em 180°C. Descubra a(s) assadeira(s) e asse os pães por 20 a 25 minutos no forno pré-aquecido. Os pães deve começar a escurecer levemente no topo quando estiverem prontos. Sirva quente com uma faca de pão bem afiada e manteida amolecida para acompanhar. Para ter manteiga batida como a do resturante, use um mixer elétrico na velocidade alta para bater a manteiga até ficar na consistência desejada. Rende 8 pães.
http://www.youtube.com/watch?v=sVWUKM3PRys


http://escoladegastronomiariodejaneiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário