segunda-feira, 30 de julho de 2012

Controle do Stress! 01


 Cantar espanta a tensão
Soltar a voz acalma e ajuda o coração
Quem canta seus males espanta. O velho provérbio está mais do que correto, segundo médicos, fonoaudiólogos e pesquisadores. Ao cantar, aprende-se a lidar com diversos ritmos musicais, harmonias e melodias e a ajustar a respiração para produzir o som desejado. E é esse exercício que alivia o stress. “O treino da respiração acalma e, dessa forma, é possível se concentrar na linha melódica de cada canção”, explica a fonoaudióloga Claudia Pacheco, especialista em voz. “Quando nos dedicamos totalmente ao ato de cantar, desviamos a nossa mente das ‘pré-ocupações’ e tensões, como se observa nas práticas meditativas, restabelecendo o equilíbrio mente/corpo/espírito.”
Diversos pesquisadores comprovam os efeitos benéficos do canto. De acordo com o professor Graham Welch, que comanda o iMerc, Centro Internacional de Pesquisa de Educação Musical na Universidade de Londres, e estuda o tema há 30 anos, cantar ajuda na liberação de hormônios relacionados ao bem-estar e na redução de hormônios do stress, como o cortisol. Já uma pesquisa com cantores líricos realizada pela neurologista Paula Viana Wackermann, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, demonstrou que o canto induz a um estado de prazer, não importando se a pessoa é afinada ou não.
Além de prazeroso, cantar faz bem ao coração. A Heart Research UK, organização britânica de pesquisa sobre o coração, afirma que cantar é uma atividade aeróbica que melhora a saúde do coração e está relacionada à redução do stress e à longevidade. A organização realiza anualmente a campanha Sing for your Heart (Cante para seu Coração) de incentivo ao canto, com apresentação de corais em locais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário