domingo, 22 de julho de 2012

PATO NO TUCUPI!


INGREDIENTE

1 pato de 3 kg
2 litros de tucupi
3 maços de jambu
6 folhinhas de chicória do norte
2 folhas de alfavaca
1 colher (sobremesa) de sal
3 dentes de alho fatiados



Na receita original cozinha-se o pato em um caldo com coloral e as ervas, e depois que ele é assado. Eu prefiro pular essa etapa e assá-lo diretamente, pois acho que fica mais suculento e saboroso. Então, depois de temperá-lo com sal e pimenta, assar com um papel alumínio cobrindo-o, por aproximadamente 1 hora em forno em temperatura baixa; e depois tirar o papel alumínio e deixar dourá-lo. Depois de assado cortá-lo nas juntas. Reserve.
Em uma panela ferva o tucupi, as folhinhas de chicória e as de alfavaca, os dentes de alho e o sal. Em seguida junte o pato e os maços de jambu e deixe ferver por mais 10 minutos.
Dica da Lika: É tradicional comer o pato no tucupi, com farinha d´água (uma farinha de mandioca bem dura e granulada) e arroz branco. Por a farinha ser dura, deve-se colocar a farinha no prato (come-se o pato no tucupi em prato fundo), com bastante caldo e esperar um tempo até que ela amoleça.
Para comprar tucupi em São Paulo, normalmente se encontra nos mercados municipais (a exemplo o da Lapa). Mas já aviso que a qualidade é bem inferior daquele vendido no Norte… Então, se conhecer alguém que está indo para lá, faça um pedido especial e peça para essa pessoa trazer para você congelado em um isopor! Se não conseguir… tente pedir para o vendedor aqui em São Paulo  o tucupi sem tempero.
E se for sua primeira experiência com o jambu, tome cuidado! Ele tem o poder de adormecer a boca, principalmente suas florzinhas. Por isso fique atento e se não quiser que ele fique muito potente tire todas as florzinhas do jambu.
http://panelika.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário