sexta-feira, 13 de julho de 2012

Autoconhecimento!



13.07.2012 - Mente organizada
Especialista ensina como gerenciar o pensamento
Cuidado com os pensamentos ruins: eles podem se transformar em realidade. Espantar os maus pensamentos e substituí-los por bons não costuma ser fácil, mas, segundo o neurocirurgião Fernando Campos Gomes Pinto, é possível.
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Gomes Pinto acaba de lançar o livro Você sabe como o seu cérebro cria pensamentos?, no qual dá sugestões para o gerenciamento do que os indivíduos pensam, de forma a ajudá-los a terem uma vida mais saudável e tranquila.
A primeira dica do médico para quem pretende organizar os pensamentos é descobrir a sua motivação real. “O que você gosta de fazer? Qual é a sua pegada?“, pergunta Gomes Pinto em seu livro. “É nessa resposta que está a sua força e o seu brilho. E é isso que faz cada um de nós únicos, especiais, autênticos.”
A motivação real não pode, segundo ele, ser dependente de terceiros, como viver ao lado do amor de sua vida. “Se esse sonho for só seu, e não do outro, você viverá uma vida de insegurança, angústia, sofrimento emocional. Talvez você tenha de entender que viver com o amor de sua vida significa conviver próximo, com laços amorosos, respeitosos, podendo ser ele parentes, amigos, objetos e animais, sobretudo com laços que espontaneamente tenham dupla via: dou amor e recebo amor”, diz.
O neurocirurgião ainda afirma que ao descobrir a sua motivação real ou pano de fundo, o indivíduo aceita seu produto: “você passa a gerenciar seus pensamentos, a dirigir sua vida e será mais feliz. A felicidade, essa sensação boa, de pertencimento, de estar no lugar certo, na hora certa, confiante, forte, saudável, alegre, é atingida quando você está congruente com o que pensa, com o que sente e com o que faz. É quando você está fazendo o que seu real pano de fundo espera. Por isso, seus pensamentos sempre devem ser bons, positivos para você e para a humanidade”.
A seguir, leia os principais trechos da entrevista com o dr. Fernando Campos Gomes Pinto:
É possível administrar os pensamentos? De que forma?
Sim, é possível. Inicialmente entendendo que o cérebro é o órgão responsável pela conexão da nossa consciência (“eu”, alma, espírito, energia vital) com o mundo físico. Mas ele também faz a conexão do mundo físico com o nosso “eu”. Esta relação é de dupla via. É aí que entra o gerenciamento de pensamentos, em você discernir o que é produção real sua e o que não é.
De que forma os pensamentos influenciam nossas vidas?
O pensamento é energia que poderá materializar-se, ou em outras palavras, ele cria a realidade física. A tela em que você está lendo esta minha mensagem, por exemplo, foi a imaginação de alguém (pensamento criativo), projetada (pensamento meta) e produzida em larga escala (livro) e agora está na sua frente.
Se descobrir que minha motivação real é ser feliz, ter saúde e poder transmitir energia para os outros, como posso colocar isso em prática?
Vivendo essa tela mental, executando seus pensamentos. Por exemplo: pensou em elogiar alguém? Faça o elogio. Pensou em dizer bom dia? Faça-o. Pensou em ser rico? Seja rico agora! Mas seja com coerência. O rico é quem tem dinheiro guardado: portanto, guarde-o. O rico é quem pode ajudar os menos favorecidos: então, comece já.
Você pode dar dicas para os bons pensamentos?
Para início de conversa, o cérebro é um órgão físico, portanto, cuide dele fisicamente: 
a) Durma pelo menos 6 horas todas as noites
b) Alimente-se de forma adequada (marque consulta com uma nutricionista e aprenda a comer corretamente)
c) Faça exercícios físicos (a modalidade que você mais gosta), regularmente, 2 a 3 vezes por semana 
d) Pare de fumar
e) Beba bebidas alcoólicas com moderação
f) Nunca use narcóticos
Feito isso, crie períodos de ócio na sua vida e gerencie seus pensamentos. Descubra seu pano de fundo mental – que são os pensamentos que acompanham você desde a hora que você acorda até a hora que vai dormir.
Como a organização do pensamento pode levar a pessoa a ser mais feliz, saudável e até a ganhar mais dinheiro?Quando consegue alinhar sua motivação real no seu pano de fundo mental, você ganha uma determinação inabalável. Passa a respirar a sua atmosfera verdadeira e, com isso, não há desperdício de tempo, nem de emoção, você passa a ter fé em si mesmo.
Você diz que pessoas bem casadas podem viver com dois cérebros simultaneamente. Como isso é possível? Como ajuda na vida do casal?
Juntas, duas pessoas podem trilhar uma mesma vida, com objetivos e valores muito semelhantes; a memória passa a ser do casal. Muitas vezes observo no consultório que alguns casos de demência, no início, não são percebidos pelos familiares porque o cônjuge, amorosamente, auxilia na performance intelectual, lembrando datas, nomes, responsabilidades. A boa educação dada a um filho acontece com os dois cérebros dos pais trabalhando em sincronia por um objetivo de longo prazo comum: garantir o melhor para a sua prole.
É mito dizer que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro?
Usamos 100% do nosso cérebro. O que a maioria das pessoas não faz é usar todas as funções no seu limite. Sabe por quê? Porque quando nos tornamos adultos, descobrimos que precisamos trabalhar para ganhar dinheiro, para podermos comer, ter roupas e uma casa para morar. Assim que começamos a obter esse resultado, geralmente ficamos sem tempo de qualidade (ócio) para utilizarmos todo o nosso poder criativo, ou, pelo menos, para desenvolvermos com calma e atenção outras atividades, como aprender 3, 4 ou 5 línguas diferentes. A nossa capacidade de aprender é muito maior do que a que utilizamos para viver uma vida comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário