quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Semelhanças e diferenças entre os emagrecedores!



ago5
Uma erva brasileira tem potencial para substituir a sibutramina, medicamento usado para auxiliar na perda de peso que está próximo de ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que afirmam cientistas do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, que estão estudando a planta, chamada Pholianegra.
Numa experiência feita com ratos, a erva se mostrou capaz de diminuir cerca de 10% do índice de massa corpórea dos animais em 30 dias — eficácia similar à da sibutramina. Segundo Maria Martha Bernadi, professora responsável pela pesquisa na USP, o segredo da erva é aumentar a saciedade. Porém, ao contrário da sibutramina, que age no cérebro, o composto age direto no estômago.
Na pesquisa, foram usados 40 ratos, divididos em quatro grupos, por sexo. No primeiro mês, as cobaias foram alimentadas com ração hipercalórica. “Depois de 30 dias, voltamos a dar a ração normal, sendo que dois grupos ingeriram o fitoterápico feito com base nos extratos da planta”, explicou Maria.
O grupo que recebeu o composto perdeu, em média, 10% do sobrepeso em um mês. Nas fêmeas, o efeito foi ainda mais eficaz — chegou a 16%. O melhor: sem efeitos colaterais. “O composto foi testado só em animais saudáveis. Não sabemos o efeito em ratos diabéticos ou hipertensos”, ressaltou a professora.
A decisão sobre a proibição da Sibutramina,segundo a ANVISA,deve sair em Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário