quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O verdadeiro segredo para o sucesso

“Estou absolutamente convencido de que a chave do sucesso ao longo da vida é o exercício regular de um único músculo emocional: a gratidão”. Esta é a aposta de Geoffrey James para o encontro da satisfação pessoal e profissional. James é um jornalista premiado e autor de uma série de artigos sobre motivação pela coluna Sales Source, do Inc.com.

Embora se trate de um sentimento, a análise é bastante racional. Segundo ele, pessoas que vivem norteados pelo senso de gratidão estão constantemente conscientes sobre o que é mais importante em suas vidas. “Essas pessoas aproveitam os frutos do sucesso e procuram por ele. E quando as coisas não saem como planejado, elas são capazes de avaliar suas falhas sob uma outra perspectiva”, justifica James.

Em contrapartida, os ingratos nunca serão verdadeiramente felizes. Para eles, uma série de apostas bem-sucedidas é como tentar encher um balde com um enorme rombo no fundo. Ou seja, nada é suficiente. E a falha, invariavelmente, os torna amargos, irritados e desanimados.

Entretanto, aponta James, a gratidão - e a maiora dos sentimentos - é como um músculo. “Quanto mais você usa, mais forte e resistente ele se torna”, pondera.

Pratique 


Geoffrey James explica que o melhor momento para exercitar a gratidão é antes de dormir. “Deixe os eletrônicos de lado e volte sua atenção aos eventos que aconteceram durante o dia e que despertaram boas emoções em você ou em pessoas que estavam ao seu redor”, ensina. 

Apesar de soar como “autoajuda”, este exercício simples pode estimular seu cérebro a “enxergar” o dia mais positivamente. Assim, você direciona seu foco mental para o que funciona bem, descartando, automaticamente, o que não funciona. “Mais do que isso: você “educará” seu cérebro a notar mais razões para se sentir grato e passará a entender que um dia aparentemente ruim pode estar cheio de momentos dignos de valorização”, descreve James. “O sucesso se torna mais doce; o fracasso, menos ácido”, aposta. 

Por fim, o autor desafia: “Se não acredita, faça o teste por uma semana. Você vai ficar maravilhado com a grande diferença que isso irá fazer!”. Que tal experimentar? Caso seu “músculo da gratidão” se fortaleça, você vai atrair mais sucesso para si e vai agradecer mais pelas pessoas e pelos resultados do cotidiano. E isso é bom para você e para todos a seu redor. Afinal, a gente atrai o que transmite, não é?!

fonte http://br.financas.yahoo.com/noticias/o-verdadeiro-segredo-para-o-sucesso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário