quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cinco dúvidas sobre a cera


Não tenha mais dúvidas sobre a cera! (Foto: iStock)
Não há mais dúvidas: a cera é com certeza um dos métodos mais populares de depilação — especialmente entre as mulheres que querem um efeito duradouro, mas ainda assim mais praticidade do que, por exemplo, a depilação definitiva. As vantagens são muitas, mas ainda há várias dúvidas, tanto entre quem já é adepta do método como entre as que ainda estão ensaiando para começar. Reunimos as principais perguntas que muitas mulheres fazem sobre a cera:


Cera causa flacidez?

Essa é uma das dúvidas mais polêmicas quando se fala em depilação com cera. Contudo, a maioria dos especialistas acredita que não há problemas quanto a isso, especialmente quando consideramos que a cera não costuma ser usada mais de uma vez por mês. Mas, se sua pele já tem problemas de tônus, melhor evitar o método no rosto, por exemplo.


Há perigo de queimaduras com a cera quente?

Existe esse risco, sim — apesar de casos assim não serem especialmente comuns e geralmente acontecerem por falta de cuidado. "Quando se utiliza cera muito quente podem aparecer manchas" explica Aline Santos, coordenadora técnica da Depil Bella. "A consistência é um bom parâmetro para identificar se está numa temperatura agradável: se a cera estiver muito líquida, é porque está muito quente e pode causar queimaduras e manchas". Opte sempre pela cera que já está um pouco mais consistente e as queimaduras não serão um problema.
Preciso esperar os pelos crescerem muito?
Com a maior parte das ceras, é preciso esperar até que os pelos tenham crescido ao menos cerca de 0,5 centímetros. Mas já existe no mercado um produto que promete evitar essa espera. A chamada cera australiana, da marca Lycon, promete extrair pelos de até 1 milímetro, já que é mais aderente do que as ceras comuns.
Cera causa alergia?
Algumas podem causar — se você sofre com esse problema, fique longe daquelas com muito corante e escolha ceras naturais e hipoalergênicas, como a cera de mel e a de chocolate, que de acordo com a depiladora Solange Lemos, do Salão da Praia, já são usadas em 80% dos casos.
Grávidas podem depilar com cera?
Se já estiverem acostumadas com o produto, sem problemas (isso porque as grávidas têm mais tendência a alergia, então nada de experimentar novidades nesse período!). Mas fique de olho também na composição. "A maioria dos produtos químicos contém sulfato de bário ou tioglicolato de cálcio", diz Simone Chindamo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Não há evidência de que esses princípios ativos possam ser prejudiciais ao feto ou à mãe, mas também não há estudos que provem a sua segurança, por isso não são recomendados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário