sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Xantelasmas!



O que é?
São lesões cutâneas da região palpebral provocadas pelo depósito de lipídeos (gordura) na pele. Podem estar relacionados com alterações dos lipídeos sanguíneos mas também podem ser decorrentes apenas de alterações locais do metabolismo das gorduras.


Manifestações clínicas
Atingem as regiões palpebrais superiores e/ou inferiores. As lesões são planas e amareladas e tem consistência mais endurecida que a pele ao redor. Não causam qualquer sintoma local e o incômodo é apenas estético.
Tratamento
O tratamento visa a destruição ou remoção das lesões. Pode ser através da aplicação de substâncias cáusticas para a cauterização química, eletrocoagulação, laser ou retirada cirúrgica com fechamento por sutura (pontos). A escolha do tipo de tratamento vai depender da extensão das lesões e de cada caso, devendo ser indicado pelo dermatologista.



Eis mais um motivo para você ficar atenta aquelas terríveis bolsas abaixo das pálpebras que se formam na região dos olhos: um estudo realizado na Dinamarca afirma que marcas amarelas nas pálpebras podem ser um sinal de risco de ataque cardíaco e outras doenças do coração. 

A pesquisa, publicada no site especializado British Medical Journal, mostra que pessoas com as lesões cutâneas, conhecidas c
omo xantelasmas, estão 48% mais propensas a ter problemas no coração. Isso porque essas pequenas bolsas de tom amarelado situadas nas pálpebras são formadas por depósito de colesterol.

O acompanhamento foi realizado com mais de 10 mil pessoas. Segundo os pesquisadores, o xantelasma eleva em 51% o risco de ataque cardíaco, 40% de infarto e 20% de morte. Para os voluntários pesquisados que tinham o colesterol em níveis normais, as bolsinhas de gordura representaram um aumento de 17% nas chances de problemas no coração.

A boa notícia é que sinalizar que a gordura das pálpebras pode ser um reflexo do que ocorre no coração de pessoas magras, e com o colesterol controlado, a pesquisa propõe uma mudança no diagnóstico feito por especialistas. Ainda segundo o estudo, a associação entre o xantelasma e o acúmulo de gordura nas artérias – causa e consequência dos problemas cardíacos graves – representa uma novidade no diagnóstico e amplia as possibilidades de controle e prevenção, porque acentua o papel do cardiologista em uma doença que aparentemente requer apenas atenção de um dermatologista ou cirurgião plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário