domingo, 5 de agosto de 2012

Cabelo com pontas duplas precisa de água e fio quebrado exige proteína!


Médica e cabeleireira ensinam a deixar as madeixas mais bonitas e sedosas.
Saiba como funcionam os cremes, as vitaminas e o famoso óleo de argan.




Hidratar os cabelos significa literalmente devolver água para os fios. Mas hoje, para tratar madeixas quebradas, é preciso muitas vezes também fazer tratamentos à base de vitaminas, proteínas ou aminoácidos. Isso porque, mais do que água, os cabelos precisam de "comida", ou seja, de uma reconstrução.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento, fios muito quebradiços são sinal de falta de proteína, enquanto problemas com ressecamento, aspereza e pontas duplas sinalizam pouca água.


Cerca de 80% do cabelo é formado por queratina, proteína que constitui outras estruturas do corpo, como as unhas e a pele. Sua função é deixar os fios mais fortes e saudáveis.
Os outros 20% são feitos de lipídios (gorduras), água, sais minerais e mais alguns componentes. Eles servem para dar maleabilidade e maciez.
“Reconstruir” os fios, segundo as especialistas, é como recapear uma via asfaltada que apresenta rachaduras ou depressões após sofrer várias agressões no dia a dia, como sol, chuva, vento, cloro, mar, secador, chapinha, poluição e produtos químicos. Os cremes servem como um veículo de nutrientes, e a aplicação pode ser feita uma vez por semana, principalmente se os cabelos estiverem danificados.
Cabelo (Foto: Arte/G1)
Quando uma pessoa usa substâncias que penetram nas camadas mais profundas dos cabelos, a hidratação é mais eficaz e tem maior duração. Se for aplicado algo apenas na camada superficial, o composto sairá logo na primeira lavagem.
Tratamentos com vitaminas A e E, por exemplo, revitalizam a parte externa dos fios, dão equilíbrio hídrico, brilho e diminuem as pontas duplas.
Partes do fio
A primeira camada do cabelo é formada pela cutícula, que retém água e apresenta muita queratina.

Na segunda parte, mais volumosa, está o córtex, feito de cimento intracelular, que faz a ligação das células. Para um cabelo ser considerado saudável, precisa ter o córtex totalmente preenchido, sem oscilações.
Na terceira camada, mais central, fica a medula, que funciona como uma coluna.
Tipos de hidratação
No mercado, há produtos para hidratar os fios e também para recuperar a estrutura deles. Algumas máscaras são de 3 minutos, outras de 15 minutos e outras devem ser usadas por uma noite inteira.

As fibras se regeneram melhor durante a madrugada, quando o corpo está em repouso e libera hormônios que ajudam nesse processo.
Uma boa dica para quando você fizer hidratação é usar uma touca térmica para potencializar os benefícios do produto.
Óleo de argan
É um poderoso hidratante, originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo.

Esse óleo alinha as cutículas abertas, tem rápida absorção e evita um aspecto pesado. Pode ser usado sozinho como finalizador, em condicionadores, tratamentos e tinturas.
A melhor maneira de utilizar o produto é diluí-lo em um creme (uma colher de chá de óleo para três colheres de sopa de creme).
Vinagre, abacate e cenoura
Outra opção para dar mais vida aos cabelos é dissolver vinagre de maçã em água (duas colheres de sopa do produto para um litro de água). A dica é aplicá-lo após o condicionador, no último enxágue do banho.

Para quem gosta de pôr abacate, cenoura e outros alimentos nos cabelos, as especialistas disseram que ingeri-los tem melhor efeito para os fios, as unhas e a pele em geral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário