quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diminuir o tamanho da cintura ajuda a evitar problema no coração e fígado

 Praticar exercícios regulares é bom para sair do sedentarismo e emagrecer.
 Melhor do que a balança, fita métrica serve para avaliar gordura na barriga.

Você já mediu a sua cintura? Sabe o que pode significar aquela "gordurinha" extra na barriga? A endocrinologista Cíntia Cercato explicou que o tamanho da circunferência abdominal é muito importante para identificar problemas no corpo.
Por isso, não adianta apenas se pesar na balança: é preciso saber o seu percentual de gordura. Segundo o educador físico Mauro Guiselini, nem toda pessoa pesada é gorda, pois pode ter bastante massa magra. Nesse caso, uma fita métrica para dimensionar a cintura pode avaliar também a sua saúde.

Arte atividade física (Foto: Arte/G1)

Cada centímetro a mais na cintura aumenta até 2% os riscos de problemas no coração. Ou seja, uma mulher com 90 cm de cintura tem 20% mais probabilidade de desenvolver um problema no coração, já que o tamanho ideal para o abdômen feminino é de até 80 cm.
Caso a circunferência da sua cintura esteja acima do normal, essa gordura pode se acumular entre os órgãos e provocar até uma inflamação no fígado, chamada de esteatose hepática.
Em um estágio mais grave, a esteatose destrói as células do fígado e causa pequenas cicatrizes, em um processo chamado fibrose ou cirrose, que não tem reversão e é fator de risco para o câncer hepático. O álccol é outro fator de risco para o problema.
Uma das soluções já conhecidas para prevenir problemas de saúde é a atividade física, que faz bem para o corpo e evita complicações do sedentarismo.
Caminhar é uma ótima alternativa para quem quer começar a se movimentar ou para aqueles que não têm tempo durante o dia. Veja abaixo a pirâmide das atividades físicas, que mostra desde o que deve ser feito pelo menor tempo possível até as opções recomendadas diariamente:
Pirâmide valendo (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário