segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Seguir orientação de uso e ficar atento evita queda nas escadas rolantes.

Falta de atenção e uso inadequado aumenta o risco de acidentes que podem causar fraturas.

Todo mundo corre o risco de sofrer algum acidente durante o dia, seja na escada rolante do shopping, na escada do metrô, dentro do elevador ou até mesmo no supermercado.
O Bem Estar desta segunda-feira (19) mostrou que todos esses acidentes são completamente evitáveis – basta ficar atento e respeitar as orientações de uso desses equipamentos.
Segundo o ortopedista Alexandre Penna, esses pequenos acidentes podem causar fraturas graves, principalmente no caso dos idosos. Pessoas mais velhas têm ossos mais frágeis por causa da osteoporose e, por isso, quebram muito mais ossos em acidentes bobos. Já os adultos têm ossos mais resistentes do que os idosos e também do que as crianças.
A escada rolante está presente na vida de todo mundo e, se usada do jeito correto, não oferece riscos. Porém, algumas pessoas não respeitam as regras estabelecidas pelas empresas de segurança e acabam se acidentando.
Para evitar quedas, o engenheiro de segurança Gley Rosa explica que a pessoa deve manter os dois pés sempre no mesmo degrau, nunca pisar na faixa amarela, evitar brincadeiras na escada e prestar muita atenção se estiver com algum calçado com fivela, cadarço ou qualquer coisa que possa ficar presa. Além disso, caso tenha que transportar malas, pacotes ou até mesmo carrinhos de bebês, a opção ideal é sempre utilizar o elevador e nunca a escada.
Orientações de uso das escadas rolantes estão sempre visíveis no equipamento e são essenciais na prevenção de acidentes (Foto: Mariana Palma/G1)
Segundo o infectologista Caio Rosenthal, em caso de acidente, é importante que a pessoa chame o Corpo de Bombeiros ou a equipe de segurança do local. Já no pronto-socorro, ela deve tomar vacina antitetânica caso haja escoriação.
Mesmo sendo a melhor opção, os elevadores também podem oferecer riscos de acidentes. Por exemplo, caso o elevador caia, as pessoas podem ter fraturas graves nos membros inferiores. Além disso, quando ele está cheio e para um pouco fora do andar, ao saírem duas ou três pessoas, ele pode se movimentar e causar acidentes.
Para evitar que isso aconteça, é importante sempre ler a capacidade do peso do elevador e nunca entrar caso esteja acima dessa capacidade. Mesmo com pressa, é ideal não entrar caso ele pare fora do andar porque isso pode ser um indício de que ele está com problemas. Fora isso, o básico: sempre pedir ajuda em casos de emergências.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/ficar-atento-e-seguir-orientacoes-de-uso-evita-acidentes-na-escada-rolante.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário