segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cuidado com o queijo parmesão: ele é campeão em sódio!

Pesquisa da Anvisa desvendou quais os alimentos ricos em sódio, que podem ser vilões da dieta.

Não é segredo que o sódio faz mal à saúde. O componente, quando consumido em excesso, pode causar doenças do coração, obesidade, neoplasias e diabetes, por exemplo. Para evitar o problema, saber o que você anda colocando no prato faz toda a diferença.
Para ajudar a população a fazer escolhas melhores na alimentação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta semana um pesquisa com os campeões em alto teor de sódio. Segundo os dados levantados, é preciso ficar longe do queijo parmesão ralado: ele ficou em primeiro lugar no ranking, com teor médio de 1.981 miligramas de sódio por 100 gramas do produto.
Na sequência, foram listados como campeões em sódio o macarrão instantâneo (1.798 mg para 100 g de produto), queijo parmesão inteiro (1.402 mg), a mortadela (1.303 mg), a mortadela de frango (1.232 mg) e o biscoito de polvilho (1.092 mg).
De acordo com a Anvisa, o queijo parmesão ralado tem a vantagem de não ser ingerido em excesso pela maioria da população. “Trata-se de um alimento que não é consumido em quantidade significativa habitualmente pelos brasileiros”, afirma o diretor da agência, Agenor Álvares. Isso porque ele possui um sabor mais salgado, o que diminui a porção utilizada em receitas.
Já o polvilho, por sua vez, apresenta um risco maior à saúde, pois é consumido em maior quantidade. Devido à sua porcentagem de sódio, um pacote do alimento possui mais da metade de toda a porção do componente que uma pessoa deve consumir durante todo o dia, que é de 2.000 mg.
Essa quantidade foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar que a população consuma sódio em excesso. “Se atingíssemos a meta da OMS seria possível reduzir em 15% os óbitos por AVC e em 10% os óbitos por infarto”, explica o diretor da Anvisa.

Como evitar o sódio?

Além de mapear os alimentos, a agência também deu algumas orientações para ajudar a população a diminuir a quantidade de sódio consumido. Entre elas está observar o rótulo dos alimentos, experimentar as receitas antes de adicionar mais sal para evitar excessos e preferir os alimentos frescos, que possuem menos sal.
Assim, vale equilibrar as refeições com saladas e frutas, e temperá-las com opções naturais, como ervas aromáticas, alho, cebola, pimenta, limão, vinagre e azeite. “A redução do consumo de sal pode ser iniciada com atos simples, como a retirada do saleiro da mesa”, complementa Agenor Álvares.
Dessa maneira, a saúde agradece e o corpo parecerá mais enxuto, já que o sódio em excesso também é conhecido por levar ao inchaço, aumentando suas medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário