sábado, 22 de dezembro de 2012

Psoríase! 2ª - Doença da Pele!

PSORÍASE É UMA DOENÇA DE PELE INCURÁVEL?


A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica,sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático, piora principalmente no inverno, caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta, é uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande freqüência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós.



Formas de tratamento



* Terapêutica Biológica (Raptiva, Enbrel, Remicade).
* Sistêmicos – via oral, injeções (também chamados internos).
* Tópicos – pomadas, banhos sobre a pele.
* Fototerapias – luz ultravioleta.
* Tratamento combinados – tópicos + terapias + internos.
* Psicoterapia.
* Balneoterapia – banhos, barros, etc.
* Climaterapia.

Cuidados a ter:

* A exposição ao sol é benéfica. Mas cuidados com excessos, as queimaduras solares agridem a pele.
* Infecções por vírus (biologia) também podem desencadear psoríase. No doente com infecção pelo HIV, a pele sofre alterações negativas.
* Estresse psíquico, intenso ou constante, na grande maioria dos pacientes, pode desencadear ou agravar a evolução, mais no inverso, isto é, ajuda no controle ou desaparecimento.
* Drogas em geral, como o tabaco, o álcool, drogas injetáveis, betabloqueadores, antimaláricos e alguns antiinflamatórios para as dores ou reumatismos, devem ser evitadas,.
* Distúrbios hormonais, metabólicos, variações climáticas.

O que se sente? 

A psoríase é uma doença comum e crônica da pele. Uma pessoa com psoríase geralmente possui manchas vermelhas na pele levantada, com espessas escamas prateadas. A pele afetada pode ser vermelha e escamosa ou com pústulas, dependendo do tipo de psoríase apresentada pelo indivíduo. 
A psoríase é geralmente encontrada nos braços, pernas, tronco, unhas ou no couro cabeludo, mas pode ser observada em qualquer parte do corpo. As áreas mais comumente afetadas são os joelhos e cotovelos.
As lesões são muito típicas, com períodos de exacerbações e remissões, localizados principalmente em superfícies de extensão como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés (áreas de maior traumatismo). 

A psoríase não é uma infecção e, portanto, não é contagiosa. Tocar a pele afetada e depois tocar outra pessoa não irá transmitir a psoríase. Contudo, a pele escamosa pode se tornar infectada, especialmente quando existem rachaduras nela.

O sistema imune desempenha um papel-chave na psoríase ao fabricar células brancas do sangue para proteger o corpo contra a infecção. Na psoríase, as células T (um tipo de células brancas do sangue) desencadeiam anormalmente a inflamação da pele. Estas células T também fazem com que as células da pele cresçam mais rápido do que o normal e se amontoem em placas levantadas na superfície externa.

A psoríase pode ser herdada. Algumas pessoas carregam genes que as tornam mais susceptíveis a desenvolvê-la. Só porque uma pessoa possui genes que irão torná-la mais susceptível a desenvolver a psoríase não significa que ela terá a doença. Aproximadamente um terço das pessoas com psoríase tem ao menos um membro da família com a doença. Certos fatores podem desencadear a psoríase naqueles que possuem os genes.

Fatores ambientais como o fumo, a exposição ao sol e o alcoolismo podem afetar o quão frequentemente a psoríase ocorre e por quanto tempo as erupções durarão. O dano à pele é conhecido por desencadear a psoríase. Por exemplo, uma infecção de pele, inflamação de pele ou mesmo a coceira excessiva pode deflagrar a psoríase. Um número de medicações pode agravar a doença. 

As erupções da psoríase podem durar por semanas ou meses. A doença vai embora por um tempo e depois retorna.

A psoríase em placas é o tipo mais comum de psoríase e é caracterizada por pele vermelha coberta com escamas prateadas e inflamação. Manchas de placas vermelhas circulares ou ovaladas que coçam são típicas da psoríase em placas.

Os quadros de psoríase recebem sua denominação conforme sua localização e existem vários tipos de psoríase: 

Psoríase Vulgar: 

    Placas de tamanhos variados, bem delimitadas, avermelhadas, com escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas nos locais mais comuns (couro cabeludo, cotovelos, joelhos, por exemplo).




Imagem
Psoríase em placa no cotovelo. A psoríase em placa é o tipo mais comum de psoríase

Psoríase invertida:

    Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras (embaixo das mamas, área genital, entre nádegas).




Imagem
Psoríase em placas no dorso.

Psoríase Gutata:

    Lesões em forma de gotas associadas a processos infecciosos. As lesões são pequenas, localizadas no tronco e parte proximal dos braços e coxas (mais perto dos ombros e quadril), poupando mãos e pés. São numerosas e aparecem abruptamente mais em crianças e adultos jovens.



Imagem
Psoríase em placas com fissuras, que são rachaduras da pele. As fissuras geralmente ocorrem nas dobras de pele (articulações). A pele pode sangrar e é mais susceptível à infecção.

Psoríase Eritrodérmica:

    Lesões generalizadas (75% ou mais da área corporal).




Imagem
Psoríase em gotas. Lesões vermelhas semelhantes a gotas na pele

Psoríase Ungueal:

    Pode ser comprometimento isolado na psoríase, acometendo mais unhas da mãos que dos pés. São características da doença, mas não específicas. Podem ser mais freqüentemente depressões puntiformes ou manchas amareladas cor de óleo, mas existem outras alterações menos comuns nas unhas.



Psoríase Artropática:
    Por volta de 8% dos casos pode haver o comprometimento articular. Na artropatia periférica as manifestações freqüentes são: início agudo (abrupto) ou sub-abrupto, com comprometimento assimétrico de várias articulações nas pontas dos dedos das mãos e pés e, ocasionalmente, associação com alguma articulação grande como joelho ou cotovelo. Quando o quadro articular é prolongado e mais grave, aparecem deformidades nos dedos que adquirem a "forma de salsicha". Na artropatia central, a coluna lombar superior e torácica inferior são as mais acometidas. 
    Na artrite psoriásica juvenil (menores de 16 anos), as meninas são mais acometidas e o início do quadro de artrite pode preceder o quadro cutâneo.



Psoríase Pustulosa: 
    Aparecimento e lesões com pus (mas estáveis). Há uma forma localizada em mãos e pés e uma generalizada.



Imagem
Psoríase pustulosa. Observe os caroços levantados, claramente definidos na pele, que estão cheios de pus (pústulas). A pele sob e em volta estes caroços é avermelhada.

Algumas vezes a psoríase em placa pode evoluir para uma doença mais grave, como a psoríase pustulosa ou eritrodérmica. Na psoríase pustulosa, as áreas vermelhas na pele contêm pústulas com pus. Na psoríase eritrodérmica, uma ampla área de pele vermelha e escamosa é típica, e pode ser pruriginosa e dolorosa.

Psoríase Palmo-Plantar: 

    Pode haver envolvimento de palmas das mãos e sola dos pés em 12% dos casos. As lesões típicas podem apresentar fissuras (rachaduras), e são de difícil manejo.



Recomendações

* Hidrate muito bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo eu favorece a possibilidade de desenvolver lesões; 
* Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol, mas antes passe um creme hidratante ou terapêutico. Você vai ter de usá-lo a vida inteira; 
* Evite a ingestão de bebidas alcoólicas; 
* Procure não se desgastar emocionalmente. O estresse tem papel importante no aparecimento das lesões. Como não é uma tarefa fácil, procure ajuda de um profissional se considerar necessário; 
* Não fuja de encontros sociais e de lazer por causa das lesões. Psoríase não é contagiosa e, se você se afastar de tudo e de todos, pode comprometer o estado emocional e aumentar o problema; 
* Visite regularmente o dermatologista e siga à risca suas orientações. Isso o ajudará a controlar as crises.

http://www.trabalhosescolares.net/viewtopic.php?f=7&t=1520

Nenhum comentário:

Postar um comentário