Depois de suspender 268 planos de saúde, de 37 operadoras, por causa de descumprimento dos prazos para atendimento médico, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai lançar, ainda em 2012, um site que permitirá aos usuários de planos de saúde comparar e escolher a assistência médica que atende às suas expectativas e necessidades.
O portal vai apresentar, ainda, diferentes indicadores de qualidade que poderão ser avaliados, como por exemplo: a estrutura e operação, o valor, a assistência oferecida e a satisfação dos beneficiários. Dessa maneira, será possível “montar” o plano de acordo com a necessidade do contratante.
A possibilidade de estabelecer parâmetros de comparação entre os planos já existe, mas não é possível comparar os índices de qualidade de atendimento – o que será viável com o novo site.
O Brasil possui mais de 47,8 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e, durante o primeiro semestre de 2012, já foram registradas quase 8 mil reclamações contra as operadoras. A criação do site da ANS vai auxiliar o consumidor na hora de escolher o plano.
Válido lembrar que o descumprimento de prazos, pré-definido pela ANS, pode gerar multa de R$ 80 mil ou de R$ 100 mil para as operadoras de planos de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário